Escala todas as montanhas, atravessa todos os rios, segue todos os arco-íris... Até que descubras o teu Sonho.

23 junho 2007

São João


João Batista, primo de Jesus Cristo, nasceu no dia 24 de junho, alguns anos antes de seu primo Jesus Cristo, e morreu em 29 de agosto do ano 31 d.C., na Palestina.

Foi degolado por ordem de Herodes Antipas a pedido de sua enteada Salomé, pois a pregação do filho de Santa Isabel e São Zacarias incomodava a moral da época.

Antes mesmo de Jesus, João Batista já pregava publicamente nas margens do Rio Jordão. Ele instituiu, a prática da purificação através da imersão na água, o baptismo, tendo inclusivé baptizado o próprio Jesus Cristo nas águas desse rio.


São João ocupa um papel de destaque nas festas, pois, dentre os santos de Junho, foi ele que deu ao mês o seu nome (mês de São João) e é em sua homenagem que se chamam "joaninas" as festas realizadas no decurso dos seus trinta dias. O dia 23 de junho, véspera do nascimento de São João e início dos festejos, é esperado com especial ansiedade.


Acende-se uma fogueira à porta de cada casa para lembrar a fogueira que Santa Isabel acendeu para avisar Nossa Senhora do nascimento do seu filho. São João, segundo a tradição, adormece no seu dia, pois se estivesse acordado vendo as fogueiras que são acesas para homenageá-lo não resistiria: desceria à Terra e ela correria o risco de incendiar-se...

1 comentários:

Joana Lima disse...

Ei, que fixe! Não sabia. Como correu o S. João? Espero que tenha corrido bem.=)
Por acaso, não sei muito sobre os festejos do S. João... Sei a história do S. João, claro, mas não sei muito sobre as tradições... e essa, do símbolo da fogueira, não conhecia...
Bem, fiquei a saber... eheh. Bigada pela informação!;)

Acho esses pormenores super interessantes. Adoro conhecer tradições!eheh.

Beijinhos. MUAH!