Escala todas as montanhas, atravessa todos os rios, segue todos os arco-íris... Até que descubras o teu Sonho.

29 agosto 2007

Exposição Salvador Dali - Palácio do Freixo


Está patente até Novembro, uma exposição com 285 peças de Salvador Dali, entre desenhos, esculturas e quadros originais, no Palácio do Freixo, no Porto.
No passado dia 4 de Agosto tive o prazer de a visitar e fiquei muito agradada, até porque sou uma adepta da gravura. Foi uma experiência muito engraçada, partilhada com a companhia de dois amiguinhos muito especiais, Marco e Rui. O Marco tem 8 anos e o Rui 11 e esta foi a sua primeira exposição. Entre as gargalhadas do Marco, devido a algumas imagens mais "surreais" ou a alguns nús, a atenção do Rui ía aumentando. No final o balanço foi muito positivo, com os dois a contarem a "sua visão" da exposição.
"Mulher Nua Subindo a Escada", "Cavalo com Jóquei Tropeçando", "Homem sobre Golfinho", "Perseo" e "Trajano a Cavalo", são algumas das esculturas monumentais que podem ser admiradas.
Após a exposição, um passeio pelos jardins do Palácio também se recomenda...

23 agosto 2007

Joaninha Voa, Voa...

Há algum tempo que não vejo joaninhas nos campos... aliás questionei alguns amigos e a resposta foi geral, independentemente da admiração à minha pergunta, todos responderam de facto, que não contemplavam uma joaninha há muito tempo. Que pena! São tão queridas e úteis, pois mantêm o nosso jardim bonito e saudável, comem os pulgões que se alimentam das plantas e as danificam, para além de serem mesmo bonitas!
As mais populares são as joaninhas vermelhas, das quais a joaninha-de-sete-pintas é bem conhecida. Esta, como o próprio nome indica, tem sete pintas pretas, mas há joaninhas com duas, quatro e até mais de vinte pintas!
Lembro-me de cantar quando era pequenina: Joaninha voa voa /Joaninha voa voa /Que o teu pai está em Lisboa /A tua mãe no Moinho /A comer pão com toucinho /Joaninha voa voa Que o teu pai está em Lisboa /Com um rabinho de sardinha /Para comer, que mais não tinha.
Mas ainda há algumas joaninhas por aí... sensíveis, bonitas e inteligentes, apenas à espera que o mundo as descubra...
FELIZ ANIVERSÁRIO JOANINHA! Parabéns primita. Estás grande, és grande em todos os sentidos. Tenho muito orgulho em ti. Voa voa Joaninha que torço por ti!

10 agosto 2007

Os Desenhos do Corpo


Depois de dias sem postar voltei...
Claro que a minha ausência é praticamente justificável, até porque foi por um bom motivo.
Mas, confesso que me sinto feliz por estar cá.

Durante o Mês de Julho, fiz um curso teórico-prático na FBAUP, sobre as representações gráficas do corpo humano.
A componente teórica deste curso incidiu sobre as representações do corpo e a história do desenho. A componente prática foi preenchida por trabalho de atelier, a partir de representações de modelo.
Foi espectacular rever-me nos tempos de faculdade, em que desenhava figura humana, apesar da frustração dos primeiros desenhos.
Claro que já passaram cerca de 12 anos, claro que muita coisa aconteceu e claro que nem sempre a vida levou o rumo que esbocei…
Mas senti renascer novamente o gosto pelo desenho. E por estar motivadíssima, voltei ao velho hábito dos caderninhos de desenho na minha mala.

Em Setembro inicia um outro curso de desenho, mas com a particularidade de ser anual.
Tenho que ver se vai ser possível ginasticar com as aulas e a formação :)