Escala todas as montanhas, atravessa todos os rios, segue todos os arco-íris... Até que descubras o teu Sonho.

02 dezembro 2007

Workshop de Origami

Terminou na passada 6.ª feira o Workshop de Origami, que vim frequentando desde o início do mês.
Foram 5 dias muito relaxantes, interessantes e produtivos. A acção foi ministrada pelo Nuno Santos, um origamista excelente.
Foram abordados desde temas essências, como ler os diagramas, até dobras simples e mais complicadas. Foi um tempo muito bem empregue e com frutos, pois durante este tempo já fiz muitas dobras com os miúdos, que reagem muito positivamente.
Mas, para quem não sabe o que é o Origami... é a arte Japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ORI (Dobrar) e GAMI (Papel), que ao juntar as duas se pronuncia ORIGAMI.
É uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adoptou-o com o entusiasmo e o transformou numa arte.
No Japão, nos dias de hoje, o Origami é bastante divulgado entre as crianças, jovens e idosos, seguindo as tradições dos séculos passados. Mas, está muito longe de ser uma arte exclusiva dos japoneses, pois actualmente há adeptos em quase todo o mundo, e há inclusivé origamis tradicionais do ocidente.
No origami há regras básicas, que são: as folhas de papel quadrado e sem corte. Mas não são regras absolutas e há inúmeros origamis fora deste esquema trazendo simplicidade e desafio à criação de modelos.

1 comentários:

Joana Lima disse...

Olá!!!
Origamis: muito fixe! Eu só sei fazer um chapéu, um barquinho e aquele jogo...lol...hmmm...parece que estava a precisar de um workshop!eheh.Tu e os workshops!Nunca tinha ouvido falar em workshops de origami...não sabia que existiam!
Muito bem!
Beijos.=)