Escala todas as montanhas, atravessa todos os rios, segue todos os arco-íris... Até que descubras o teu Sonho.

30 dezembro 2007

Cartões de Boas Festas








Todos os anos a celebração do Natal tem sofrido imensas alterações, sendo que uma delas é o eminente desaparecimento do envio de postais de "Boas Festas". Reflexo de uma sociedade apressada, muitos optam pelo telefone, ou reflexo de uma sociedade cada vez mais tecnológica, muitos outros escolhem os postais electrónicos. Eu utilizo um e outro, admito; porém, continuo a enviar postais de Natal pelo Correio, porque penso que são os mais bonitos de receber. Nada substitui o excitante gesto de abrir um envelope; depois, podem colocar-se pela casa, contribuindo para a decoração natalícia. Podem ser lidos e relidos; mostrados aos familiares; admirados vezes sem conta.
Já há alguns anos que eu faço os meus próprios postais. Todos os anos altero o design; mudando os materiais utilizados, a temática e o formato. Este ano fiz com cartolinas de várias cores, papel de embrulho, fitas, furadores de fantasia, glitters, cartão canelado e papel metalizado.

19 dezembro 2007

Oficina de Presentes


Aqui estão os presentes de Natal feitos por mim e pelos meus "Duendes" para oferta à família. Reciclamos pacotes de leite, que pintados ficaram assim...
Foram imensas horas a colar guardanapos e a colocar glitters, sim porque contas feitas foram mais de 80 pacotes, mas ficaram muito queridos, não acham?
Um obrigado à Pike pela ajuda, muah*

02 dezembro 2007

Workshop de Origami

Terminou na passada 6.ª feira o Workshop de Origami, que vim frequentando desde o início do mês.
Foram 5 dias muito relaxantes, interessantes e produtivos. A acção foi ministrada pelo Nuno Santos, um origamista excelente.
Foram abordados desde temas essências, como ler os diagramas, até dobras simples e mais complicadas. Foi um tempo muito bem empregue e com frutos, pois durante este tempo já fiz muitas dobras com os miúdos, que reagem muito positivamente.
Mas, para quem não sabe o que é o Origami... é a arte Japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ORI (Dobrar) e GAMI (Papel), que ao juntar as duas se pronuncia ORIGAMI.
É uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adoptou-o com o entusiasmo e o transformou numa arte.
No Japão, nos dias de hoje, o Origami é bastante divulgado entre as crianças, jovens e idosos, seguindo as tradições dos séculos passados. Mas, está muito longe de ser uma arte exclusiva dos japoneses, pois actualmente há adeptos em quase todo o mundo, e há inclusivé origamis tradicionais do ocidente.
No origami há regras básicas, que são: as folhas de papel quadrado e sem corte. Mas não são regras absolutas e há inúmeros origamis fora deste esquema trazendo simplicidade e desafio à criação de modelos.

26 novembro 2007

Abracinho

Há dias que nos tiram totalmente de órbita...
Hoje foi um desses, terrível, infindável.
Apetecia-me mesmo um abracinho. Sim porque eu como os comuns mortais também necessito de abracinhos :)
Parece que tudo fica melhor depois de um.
Dá abracinho a mim, dá...

25 novembro 2007

Recriar o Natal

A Convite da Câmara Municipal de Gondomar, participei, juntamente com mais educadores e professores, numa accção de formação no Centro Lúdico de S. Pedro da Cova, intitulada "Recriar o Natal".
Foi uma experiência muito boa! Aprendi com material usado a reciclar e a fazer nascer objectos muito bonitos e úteis. Fiz um porta-moedas com um pacote de leite, uma caixa de cartão pintadas e embelezada com a técnica do guaradanapo e finalmente um lindo saco de oferta feito também com um pacote de leite.
Colocarei oportunamente as fotos das minhas criações :)

02 novembro 2007

Dia das Bruxas


Apesar de não ser uma data muito típica no nosso país, já começa a ganhar alguns adeptos, principalmente crianças das escolas primárias e infantários.
Acontece na noite de 31 de Outubro e já se veem miúdos a sair de casa em casa, pedindo doces ou travessuras.
Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, na véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para as suas casas.
Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano.
Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes.
Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Dia das Bruxas é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (Doces ou travessuras?), recebendo doces em troca do sossego dos donos da casa.
Esta foi a árvore para o dia das bruxas que fiz com os meus alunos (do 1.º ao 4.º ano).

30 outubro 2007

Momento "Fada do Lar"

Agora já amanhece com um tempo diferente, um ar outonal, e isso convida a outras coisas.
Assim armei-me em "Fada do Lar" e lá fiz o belo do doce de abóbora.
A receita foi nova, sem a adição da pectina de maçã, pois corri trezentas lojas sem a encontrar. O Resultado final é muito bom (segundo os provadores do costume).

19 outubro 2007

Como se acaricia uma estrela?


10 outubro 2007

Jardim Secreto

Tenho um lugar que é só meu...
Um local secreto, onde jamais, alguém entrou.
Nesse recanto, enterrei passados, esperanças, ilusões, desilusões, e até alguns afectos.
Quando quero matar saudades, saudades dos sonhos que tive, é para lá que vou.
Espalho tudo na terra molhada, e revivo todas as horas da minha vida.
As boas, as más, os afectos, os desafectos, as desilusões, as esperanças...
Ali me sento e respiro. Ali dou asas à minha imaginação, e às minhas memórias.É o meu jardim. O meu jardim secreto.
Ali, os meus antigos sonhos, ainda cintilam, como diamantes.
A minha imaginação voa, como um pássaro,livre e sem pressa de tocar o chão.
Os meus novos sonhos, materializam-se. Posso tocar-lhes, senti-los.Dançam como bailarinas, provocam-me! Mas é só ali, naquele lugar....
É nesse recanto , que guardo tudo aquilo que é só meu, e que só a mim pertence: as minhas memórias.
Mas é também aí, que me sinto viva, que ganho força e alento, para continuar a sonhar...e a acreditar.
Tenho um lugar que é só meu, sem chaves, ou fechaduras, mas onde ninguem vai, porque só o meu coração sabe a morada, só a minha alma sabe onde é.

24 setembro 2007

O Poder das Palavras

" Se me disseres que me amas, acreditarei. Mas se escreveres que me amas, acreditarei ainda mais.
Se me falares da tua saudade, entenderei. Mas se escreveres sobre ela, eu a sentirei junto a mim.
Se a tristeza vier e te consumir e me contares, eu saberei. Mas se a descreveres no papel, o seu peso será menor."
São assim as palavras escritas: possuem um magnetismo especial; libertam, acalentam, invocam emoções.
Possuem a capacidade de, em poucos minutos, cruzar mares, saltar montanhas, atravessar desertos intocáveis.

Muitas vezes, infelizmente, perde-se o autor, mas a mensagem sobrevive ao tempo, atravessando séculos e gerações.
Elas marcam um momento que será eternamente revivido por todos aqueles que as lerem.

Vive o amor com palavras faladas e escritas. Mata saudades, pede perdão, aproxima-te. Recupera o tempo perdido, insinua-te, alegra alguém, oferece um simples "bom dia". Faz um carinho.
Usa a palavra a todo instante, de todas as maneiras, e verás que a sua força é imensurável. Lembra-te sempre que "A Palavra tem poder".

18 setembro 2007

Nada acontece por acaso

Não posso dizer que estava mesmo a precisar de estar sozinha, até porque a solidão me deprime, mas sentia a necessidade de interiorizar e procurar algumas respostas.
Ás vezes acho que a minha vida dava um filme indiano, falado em mexicano e legendado em chinês, um tema a desenvolver brevemente aqui no blog (risos), mas independentemente disso, e apesar de acreditar que “Nada acontece por acaso” precisava de respirar verde e de me sentir viva.
E assim foi… Surgiu a oportunidade e escapei durante quatro dias até à Quinta da Torre das Neves, na Vila de Punhe, em direcção a Viana do Castelo.
Foi a segunda vez que tive o prazer de lá estar. Revi a minha querida Maria João e o encanto de todo aquele espaço a respirar História.
A casa é belíssima, classificada como antigo Solar de Portugal, foi construído na segunda metade do Século XVI (1554) e conserva ainda o seu traçado original.
Não havia muitos turistas, o que tornou a minha estada praticamente individual.
Pena foi escapar de portátil na mão, pois a formação está sempre em primeiro lugar, mas espero voltar brevemente (e sem trabalho).
Aqui fica o link para darem uma espreita http://www.casatorredasneves.com e se deleitarem com as imagens.
Numa das noites fui brindada com a visita de um grupo de meditação. Tive uma pequena mostra sobre o auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. Falamos de mantras e oramos aos Anjos para obter ajuda.
Percebi que a meditação colectiva cria uma sinergia bastante distinta da prática individual, e rapidamente me senti muito intrusada no grupo.
É Engraçado eu ter vindo à procura de respostas e isto ter acontecido… Talvez porque MAKTUB!
Agora fiquei com vontade de aprofundar este conhecimento e até fazer um curso quando surgir uma oportunidade.

29 agosto 2007

Exposição Salvador Dali - Palácio do Freixo


Está patente até Novembro, uma exposição com 285 peças de Salvador Dali, entre desenhos, esculturas e quadros originais, no Palácio do Freixo, no Porto.
No passado dia 4 de Agosto tive o prazer de a visitar e fiquei muito agradada, até porque sou uma adepta da gravura. Foi uma experiência muito engraçada, partilhada com a companhia de dois amiguinhos muito especiais, Marco e Rui. O Marco tem 8 anos e o Rui 11 e esta foi a sua primeira exposição. Entre as gargalhadas do Marco, devido a algumas imagens mais "surreais" ou a alguns nús, a atenção do Rui ía aumentando. No final o balanço foi muito positivo, com os dois a contarem a "sua visão" da exposição.
"Mulher Nua Subindo a Escada", "Cavalo com Jóquei Tropeçando", "Homem sobre Golfinho", "Perseo" e "Trajano a Cavalo", são algumas das esculturas monumentais que podem ser admiradas.
Após a exposição, um passeio pelos jardins do Palácio também se recomenda...

23 agosto 2007

Joaninha Voa, Voa...

Há algum tempo que não vejo joaninhas nos campos... aliás questionei alguns amigos e a resposta foi geral, independentemente da admiração à minha pergunta, todos responderam de facto, que não contemplavam uma joaninha há muito tempo. Que pena! São tão queridas e úteis, pois mantêm o nosso jardim bonito e saudável, comem os pulgões que se alimentam das plantas e as danificam, para além de serem mesmo bonitas!
As mais populares são as joaninhas vermelhas, das quais a joaninha-de-sete-pintas é bem conhecida. Esta, como o próprio nome indica, tem sete pintas pretas, mas há joaninhas com duas, quatro e até mais de vinte pintas!
Lembro-me de cantar quando era pequenina: Joaninha voa voa /Joaninha voa voa /Que o teu pai está em Lisboa /A tua mãe no Moinho /A comer pão com toucinho /Joaninha voa voa Que o teu pai está em Lisboa /Com um rabinho de sardinha /Para comer, que mais não tinha.
Mas ainda há algumas joaninhas por aí... sensíveis, bonitas e inteligentes, apenas à espera que o mundo as descubra...
FELIZ ANIVERSÁRIO JOANINHA! Parabéns primita. Estás grande, és grande em todos os sentidos. Tenho muito orgulho em ti. Voa voa Joaninha que torço por ti!

10 agosto 2007

Os Desenhos do Corpo


Depois de dias sem postar voltei...
Claro que a minha ausência é praticamente justificável, até porque foi por um bom motivo.
Mas, confesso que me sinto feliz por estar cá.

Durante o Mês de Julho, fiz um curso teórico-prático na FBAUP, sobre as representações gráficas do corpo humano.
A componente teórica deste curso incidiu sobre as representações do corpo e a história do desenho. A componente prática foi preenchida por trabalho de atelier, a partir de representações de modelo.
Foi espectacular rever-me nos tempos de faculdade, em que desenhava figura humana, apesar da frustração dos primeiros desenhos.
Claro que já passaram cerca de 12 anos, claro que muita coisa aconteceu e claro que nem sempre a vida levou o rumo que esbocei…
Mas senti renascer novamente o gosto pelo desenho. E por estar motivadíssima, voltei ao velho hábito dos caderninhos de desenho na minha mala.

Em Setembro inicia um outro curso de desenho, mas com a particularidade de ser anual.
Tenho que ver se vai ser possível ginasticar com as aulas e a formação :)

08 julho 2007

Um Anjo escreveu



Um anjo escreveu: Muitas pessoas entrarão e sairão da tua vida, mas apenas os amigos verdadeiros deixarão pegadas no teu coração.
Para te entenderes a ti próprio, usa a cabeça; para entenderes os outros, usa o teu coração.
Se alguém te trair uma vez, a culpa é dessa pessoa;
Se ela te trair uma segunda vez, a culpa é tua.
Mentes grandes discutem idéias; Mentes medianas discutem eventos; Mentes pequenas discutem pessoas.
Deus dá alimento a todos os pássaros, mas não o atira para o ninho.
Aquele que perde dinheiro, perde muito; Aquele que perde um amigo, perde mais; Aquele que perde a Fé, perde tudo.
Pessoas jovens e belas são obra da Natureza; Pessoas idosas e belas são obra de Arte.
Aprende com os erros alheios. Tu não conseguirias viver tempo suficiente para os cometer todos sozinho.
A língua pesa praticamente nada, mas poucas pessoas conseguem segurá-la.
Amigos, eu e tu...Tu trouxeste outro amigo... E agora somos três... Começamos o nosso grupo... O nosso círculo de amigos...
E como este círculo, não há começo nem fim.

07 julho 2007

Desabafo

Como me dói o peito ao ver tanta injustiça.
Como me dói a alma ao ver que as pessoas não percebem ou simplesmente não se importam. Como me dói a consciência ao saber que tenho tanto e ainda reclamo, que a vida às vezes não me parece boa e que muitas pessoas estão ainda pior.
Como me doem os ouvidos quando alguém me diz que "a vida é assim", "que as coisas são assim" e "que não há nada que se possa fazer".
Como me doem as pernas quando fico parada, mesmo sabendo que me devo mover.
Como me dói a mente quando não descubro o que fazer, mesmo tendo a certeza de que posso e devo agir de alguma forma.
Como me doem os pés que parecem fincados à terra, e me prendem às egras comuns.

23 junho 2007

São João


João Batista, primo de Jesus Cristo, nasceu no dia 24 de junho, alguns anos antes de seu primo Jesus Cristo, e morreu em 29 de agosto do ano 31 d.C., na Palestina.

Foi degolado por ordem de Herodes Antipas a pedido de sua enteada Salomé, pois a pregação do filho de Santa Isabel e São Zacarias incomodava a moral da época.

Antes mesmo de Jesus, João Batista já pregava publicamente nas margens do Rio Jordão. Ele instituiu, a prática da purificação através da imersão na água, o baptismo, tendo inclusivé baptizado o próprio Jesus Cristo nas águas desse rio.


São João ocupa um papel de destaque nas festas, pois, dentre os santos de Junho, foi ele que deu ao mês o seu nome (mês de São João) e é em sua homenagem que se chamam "joaninas" as festas realizadas no decurso dos seus trinta dias. O dia 23 de junho, véspera do nascimento de São João e início dos festejos, é esperado com especial ansiedade.


Acende-se uma fogueira à porta de cada casa para lembrar a fogueira que Santa Isabel acendeu para avisar Nossa Senhora do nascimento do seu filho. São João, segundo a tradição, adormece no seu dia, pois se estivesse acordado vendo as fogueiras que são acesas para homenageá-lo não resistiria: desceria à Terra e ela correria o risco de incendiar-se...

17 junho 2007

Como desenvolver o poder da mente

Aqui está um artigo interessante que encontrei nas minhas "viagens pela net", publicado por A. Winter e R. Winter.
São dezoito items que nos ajudam a desenvolver o poder cerebral, e claro, quanto mais activo este estiver, mais saudável está...
1. É vital desafiar o cérebro para o manter em bom estado.
2. Quanto mais intensa é uma sensação, mais rapidamente esta desaparece.
3. Os Exercícios de aeróbica aumentam a oxigenação do cérebro.
4. A respiração correcta é um meio de controlo sobre os processos físicos.
5. Para se relembrar faça associações incomuns e ridículas.
6. É preciso romper as normas e o sistema para ver de uma forma nova e criativa.
7. As pessoas intuitivas respondem olhando para a esquerda. A resposta lógica e reflectida é quando se olha para a direita.
8. Temos que confiar na nossa intuição.
9. Não devemos temer cometer erros.
10. Uma abstinência de cinco meses de álcool é muito importante.
11. Dar-se um presente a si próprio é uma forma de feedback.
12. Repita uma auto-afirmação quinze vezes enquanto relaxado.
13. É melhor tomar uma decisão do que evitar de a tomar.
14. Ás vezes ganhamos mais perdendo e repetindo a tentativa do que ganhando.
15. A criatividade surge quando correlacionamos factos observados numa nova ordem.
16. A parte mais importante nos quadros está no lado direito das obras de arte.
17. O olfacto afecta o sistema digestivo, sexual e emocional.
18. A Carne, a ostra, a noz, o fígado e o gérmen de trigo são ricos em zinco.
Pois... parece-me que provavelmente tenho lacuna de zinco ;)

27 maio 2007

Alquimia e Misticismo - Museu Hermético

Finalmente comecei a leitura deste belíssimo livro, tão bem escolhido e oferecido pelos meus queridos Paula e Eurico, aquando do meu aniversário. Tenho consciência que foi há mais de um mês, mas só agora me pude permitir a este pequeno prazer...

É excelente que uma editora como a Taschen ofereça agora ao público uma espécie de antologia de gravuras comentadas, escolhidas entre as mais célebres, e deixando também a indicação dos grandes especialistaa, pioneiros, como Klossowski de Rola e Van Lennep.


Nele sentimo-nos levados a uma viagem cheia de magia e mistério medindo um arco do cosmograma medieval e as imagens do misticismo Cristão através do fascinante mundo da alquimia e da era da arte Romântica. Os hieróglifos enigmáticos dos cabalistas, maçons, entre outros são abordados de forma correlacionada às primeiras ilustrações científicas da medicina, da química, da óptica e da teoria de cores.

Aconselho vivamente a quem gostar deste tipo de leitura...

11 maio 2007

Mandalas




Como inovadora que sou, resolvi meter mãos à obra e fazer uma experiência com "os meus pequenos" e assim coloquei-os a pintar mandalas.
Primeiro expliquei o que era uma mandala: "Um círculo mágico, um círculo de energia" - disse-lhes eu... "É um círculo com imagens representativas" - expliquei ainda
"... Desde os tempos mais remotos até aos dias de hoje, as Mandalas são usadas como focos de meditação, para atrair abundância material e sorte nos negócios, para amenizar as dificuldades, para captar energia, harmonizar o ambiente e transformar vibrações negativas em positivas..." - finalizei eu, ainda não muito certa que eles tivessem percebido.
"Ó professora então é bom, estamos mesmo a precisar de magia" - Responderam eles.
E então presenciei umas das experiências mais bonitas... meninos sorridentes a acreditar que pintando um círculo cheio de formas e cores, estavam a fazer magia.

25 abril 2007

E Depois do Adeus

Quis saber quem sou
O que faço aqui
Quem me abandonou
De quem me esqueci
Perguntei por mim
Quis saber de nós
Mas o mar
Não me traz
Tua voz.

Em silêncio, amor
Em tristeza e fim
Eu te sinto, em flor
Eu te sofro, em mim
Eu te lembro, assim
Partir é morrer
Como amar
É ganhar
E perder.

Tu vieste em flor
Eu te desfolhei
Tu te deste amor
Eu nada te dei
Em teu corpo, amor
Eu adormeci
Morri nele E ao morrer Renasci

E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua paz
Que perdi
Minha dor que aprendi
De novo vieste em flor
E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O ficarmos sós

Paulo de Carvalho

Esta canção serviu de senha de início da revolução de 25 de Abril de 1974.

22 abril 2007

Inevitável

Onde foi parar o espírito de grupo?

O ser-se feliz a partilhar?
Será que as pessoas já não gostam de dar porque precisam assim tanto de receber?
Será que essa necessidade tão premente de receber atenção dos outros não será uma desculpa para não nos descentrarmos de nós próprios e permanecermos eternamente crianças mimadas? Será que a auto-estima de cada um não melhoraria se fôssemos capazes de admirar mais em vez de sermos admirados, de contemplar mais em vez de sermos olhados, de ouvir mais em vez de sermos falados, de amar mais em vez de sermos amados?

20 abril 2007

E se um Anjo te dissesse...


Lembras-te quando deixas-te de acreditar em Anjos, fadas, Gnomos? Mais importante ainda...
Lembras-te quando deixaste de acreditar em ti?
Lembras-te quando começaste a acreditar que a liberdade não estava ao teu alcance? Ou que a tua felicidade não dependia de ti?...
Será que já ninguém acredita em anjos?
Será que não os vemos por não existirem?
Se existissem, será que os víamos?Ou não os vemos por não acreditarmos que existam?
Se acreditássemos... será que os conseguiríamos ver?...
O que é claro que existe, pelo menos num anjo, são os seus olhos ou, melhor dizendo, a luz que emerge dos seus olhos e o riso cantante e transparente.
Se não os vemos, se perdemos o contacto com eles, foi talvez por termos também perdido o contacto com o nosso coração, com a nossa inocência.
Há mulheres-fadas-anjo... que nos recordam a deusa que todas as mulheres trazem dentro de si. Pura energia que nos abraça o coração a fim de nos devolverem a memória.O duplo par de asas é toda uma simbologia da sua missão. É que voar na dimensão dupla requer destreza... e a mulher-fada-anjo luta contra a escuridão que o materialismo teceu à volta dos corações.
A escuridão sem a luz não é nada.A noite sem o dia não existe.A doença sem a saúde, o humano sem o divino, o nascimento sem o fim, o fim sem o princípio, o masculino sem o feminino, a perda sem o ganho... não são possíveis.
Por conseguinte, os anjos possuem um duplo par de asas para nos recordar a dualidade da existência, a dupla oportunidade, a dupla natureza, a união dos opostos....
Os anjos são livres, da mesma maneira que o ser humano o é.
Mas... não podem evitar a luz dos seus olhos. Não podem dissimular a sua beleza nem esconder a sua natureza.No entanto, só poderão reconhecê-los aqueles que vêem a vida com os olhos do coração....
Se tiveres na tua vida alguém na presença de quem te sintas melhor - como se rejuvenescesses - que te anima, que desperta a magia do teu coração e te ajuda a descobrir o melhor de ti próprio, que, casualmente aparece no momento oportuno e te ama de uma forma e com uma qualidade de amor como ninguém antes o tinha feito... com grande probabilidade a tua vida está abençoada pela presença de um anjo....
Desfruta do tempo em que estiver na tua vida e deixa-o(a) partir quando tiver chegado o momento.
Os anjos sabem quando chegou o momento de partir...

08 abril 2007

O que posso desejar nesta Páscoa?

Que as verdadeiras amizades continuem eternas e tenham sempre um lugar especial nos nossos corações.

Que as lágrimas sejam poucas, e logo superadas.

Que as alegrias estejam sempre presentes e sejam festejadas por todos.

Que o carinho esteja presente num simples olá, ou em qualquer outra frase, ou digitada rapidamente.

Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades, novos amores, novas conquistas.

Que Deus, esteja sempre com a sua mão estendida, apontando o caminho correcto.

Que as coisas pequenas como a inveja ou o desamor, sejam retiradas da nossa vida.

Que aquele que necessita de ajuda encontre sempre em nós uma animadora palavra amiga.

Que a verdade sempre esteja acima de tudo.

Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças.

Que tudo o que sonhamos se transforme em realidade.

Que o Amor pelo próximo seja a nossa meta absoluta.

Que a nossa jornada de hoje esteja repleta de flores.

Feliz Páscoa!!!

31 março 2007

Carta de um Anjo

Não sou o que me pedes...
Encontro-me bem acima da montanha mais alta do teu mundo.
Sou qualquer coisa para além do que sentes ou compreendes, mas finges comungar.

E, sem que saibas ou pressintas, vou deixar sequer de ser, de acreditar, de sentir... apagar de ti a minha memória e, caminhar mais longe, caminhar para um mundo diferente do que habitas.
Esse mundo em que as verdades que me fizeste acreditar, não passam de meras utopias... Onde o teu tempo, não é o meu tempo...

Vou embalar a minha noite nos mais doces sussurros de corpos unidos, sem barreiras físicas ou psíquicas.
Corpos completos de si, que nunca deixaram de ser ou, por ventura deixarão... para lá do tempo!

Esperei vir sempre a sorrir para ti, pois pensei que também de mim guardavas a essência. Mas não a compreendeste, pelo menos por agora...

A mensagem das minhas asas, irá constantemente ao teu encontro de noite, quando suares do teu mundo, da tua cidade e dos teus vícios.
Quando gritares em silêncio, irás sentir a minha falta, ainda que não saibas que é dela que trata a dor que sentes...

E então, sem que os teus ouvidos se apercebam, os teus olhos vejam, ou a tua boca pronuncie... o teu coração irá gritar bem alto o meu nome, até que seja dia, até que uma nova ilusão te assole e até que um novo dia te conduza, cada vez mais perto do fim...

Ficam-me apenas as mãos abertas, os olhos perplexos com a tristeza de não teres percebido, não te teres apercebido, que podias ter vivido... novo início... talvez descubras um dia, que a eternidade afinal existe...
Ψ ﺴ Ρяϊη¢єىå ﺴ Gµєяяєϊяå ﺴ Ψ

24 março 2007

Tudo o que se dá se recebe

Como foi bizarro o que aconteceu. Porque, um bocadito antes de me ligares estava mesmo a pensar... "Como a vida nos atira à cara os próprios erros!"...


Foi engraçada a constatação sobre esta corrente, pois como digo é a famosa Lei do Universo.... "TUDO O QUE SE DÁ, SE RECEBE!!!"

Fiquei a pensar depois da nossa conversa, sobre tudo o que me fizeste passar, e tudo o que passo hoje. Ainda bem que me sinto livre. Indúbitávelmente acabamos por nos rir um pouco de coisas anódinas... Compreendo que por escolhas, decisões, atitudes e consequências, hoje não é mais possível.

Ainda me recordo como me doía o coração a cada saudade que sentia.... cada mágoa que carregava.... cada verdade que desacreditava. Tantas coisas que me deixavam triste, sozinha e angustiada.

As noites mal dormidas em que quase enlouquecia de saudade, essa saudade do que não tive, e a saudade do que não me deixaste ter. Doía tanto pensar no tempo perdido, nas mentiras...

Apesar de tudo, contigo fui realmente feliz. Tive muitos sorrisos, cumplicidade, amizade e amor...

Espero que sejas feliz..... como eu o vou ser, pois mereço sentir de novo um amor tão lindo dentro do meu peito. !!!

28 fevereiro 2007

Ás Vezes

Às vezes rio ás gargalhadas e depois choro.
Às vezes estou triste e depois de chorar, vem um sorriso de outro.
Às vezes sou forte...
Nada me dói, nada me magoa, não sinto...
Às vezes é mentira...
Sou fraca e tudo me deita a perder...
Às vezes tento fugir, mas vem o vento que me puxa pelo braço e, sem pedir, obriga-me a voltar.
Às vezes o tempo passa e os ponteiros do relógio não marcam a sua passagem;
ficam parados.
Às vezes, uma por outra palavra matreira salta-me da boca,
quando não devia...

21 fevereiro 2007

És mesmo assim...

Esta noite, sonhei contigo...

Foi a primeira vez que aconteceu. Acreditas?
Não me lembro de quase nada, como se o escuro não quisesse revelar o lado mágico do sonho. Mas sei, que o sinto em traços tão pequenos como um simples olhar.
Ali estavas tu, olhando-me como se nunca me tivesses olhado, procurando encontrar a agitação que cada encontro traz consigo.
E nas palavras suspensas encontrei um significado...
Nunca te vi, nem sei quem és, mas no meu sonho existes. E tenho a certeza de que és mesmo assim...

12 fevereiro 2007

Distância

A distância entre tu e eu não pode ser medida pelos passos que tomam rumos diferentes, nem pelas palavras que timidamente não ousamos expor, mas pelo Sentimento que mais parecido compartilhamos, e mais distante nos mantemos para que, nem o luar, nem o mar, nem as palavras...

A nossa união, não pode ser sentida pelo mundo, nem tão menos pela sincronia da alma, somente pelo suspiro estremado quando nós damos as costas, quando olhamos, mudos, na mesma direcção, sem ao menos sabermos onde nos encontramos…

01 fevereiro 2007

Fase... ou a Escolha ???


Não entendo porque é que algumas coisas acontecem e me tiram totalmente da órbita...
Sempre me esforcei por não ter uma vida cíclica, tipo: trabalho-amor-familia-os meus projectos (não necessariamente nesta mesma ordem...mas enfim), e quando pareço estar a passos disso, parece que uma bomba cai sobre a minha cabeça e me deixa desnorteada...
Para onde correr, Por quem gritar?
Estou cansada de ser a "boazinha", estou cansada de lutar estoicamente por algo que tarda em chegar.
Sinto-me como uma árvore, à qual alguém arranca as raízes e as quer eliminar.
Porque é que isto acontece, porque é que "está sempre escrito", porquê?
Só terei que nascer de novo como uma árvore. E desta vez, não deixar que nenhuma erva daninha interrompa o meu crescer, ou simplesmente reconstruir o verde esperançoso das minhas folhas....
Ψ ﺴ Ρяϊη¢єىå ﺴ Gµєяяєϊяå ﺴ Ψ

30 janeiro 2007

Palavras Demasiado Sólidas

Eu, particularmente, preciso de alguém também, mas tenho-me a mim antes de tudo. E o meu precisar não é incessante, nem sufocante, apesar de nunca ter tido alguém da maneira como eu gostaria de ter. Contudo, não preciso de alguém para me completar, ou para me encontrar. Completo-me a mim mesma com as experiências vividas. Preciso de alguém para se juntar a mim, porque o compartilhar da intimidade é que faz a diferença…
A vida, sempre plena de dor, tem sido mais dolorosa na nossa época do que nos dois séculos precedentes. A tentativa de fugir da dor impele o homem à trivialidade, ao auto-engano, à invenção de grandiosos mitos colectivos. Mas esses paliativos transitórios não fazem senão multiplicar, a longo prazo as fontes de sofrimento.
A felicidade é tão oposta à vida que, quando a conhecemos até nos esquecemos que vivemos. Depois quando esta acaba, independentemente da sua durabilidade, sentimos apenas aquela sensação de que passou num segundo.
Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido.
Eu não: quero é uma verdade inventada. O que direi então? Te direi e te darei os instantes.
Rende-te como eu me rendi. Mergulha naquilo que não conheces como eu mergulhei. Não te preocupes em entender! Viver ultrapassa qualquer entendimento...

Ψ ﺴ Ρяϊη¢єىå ﺴ Gµєяяєϊяå ﺴ Ψ