Escala todas as montanhas, atravessa todos os rios, segue todos os arco-íris... Até que descubras o teu Sonho.

26 março 2009

"Cha-no-yu" - A cerimónia do Chá no Sakura


Chanoyu é a tradicional arte ou cerimônia do chá japonesa.

Cha-no-yu (cuja tradução literal é “Caminho” do Chá, a Hospitalidade por servir o Chá) mais conhecido como Cerimónia do Chá, não é de todo uma cerimónia.

Apesar da auréola de mistério que a envolve, tem, na realidade, uma motivação de base extremamente simples: a de um pequeno grupo de amigos que se junta para partilhar uma refeição, beber chá em conjunto e apreciar um breve momento de tranquilidade, longe das preocupações do dia a dia...
Tanto o Anfitrião como os Convidados passam tempo juntos, com a ideia de que poderá ser a única ocasião, isto é, poderá não acontecer de novo nas suas vidas, para se encontrarem, conversarem e apreciarem juntos a natureza e a arte.

Consiste em servir e beber o "matcha" espécie de chá verde e amargo, às vezes acompanhado de docinhos e leves refeições.
Foi introduzida no Japão através dos monges Zen vindos da China, por volta do século XII. Nessa época o chá era utilizado como um suave estimulante que favorecia o estudo e a prática meditativa, além de possuir valor medicinal.

Mais do que um ritual, o Cha-no-yu é uma filosofia de vida, que segue 4 princípios básicos: Wa (harmonia), Kei (respeito), Sei (pureza) e Jaku (tranquilidade). A sua essência consiste na subtileza de movimentos e na estética dos elementos, sendo a beleza desta cerimónia indescritível.

É uma experiência impossível de ser descrita em palavras. Os praticantes consideram esta arte como uma forma de purificação da alma, um meio de experimentar a paz interior numa chávena de chá.

Agora á vossa disposição no SAKURA pelas mãos da Senhora Mayumi que ensinará esta lindissima cerimónia.

Aulas aos Domingos
das 10h00 ás 11h30

Para mais informações: sakura.centroterapias@gmail.com

Tânia 91 7433609

0 comentários: