Escala todas as montanhas, atravessa todos os rios, segue todos os arco-íris... Até que descubras o teu Sonho.

05 fevereiro 2008

Carnaval






O Carnaval é festejado nos três dias que antecedem à Quaresma, que começa na Quarta-Feira de Cinzas e se prolonga até à Páscoa. É preciso dizer que a Quaresma é um tempo de jejum, por isso o Carnaval era a última oportunidade para cometer alguns excessos...
Há diversas origens possíveis para o Carnaval, que remontam a 10 000 anos antes de Cristo, segundo alguns estudiosos.
No tempo dos romanos era uma altura de excessos, em que tudo (ou quase) era permitido: os escravos faziam de senhores e os senhores de escravos.
Bebia-se e comia-se até mais não poder, mas só durante aqueles dias...
Noutros tempos, já na era cristã, a época carnavalesca começava mesmo no Dia de Reis, a 6 de Janeiro.
A partir de então, os domingos eram assinalados por festas já carnavalescas e grandes comezainas, o que levou a chamar-lhes Domingos Gordos.
A palavra "Carnaval" pode ter sua origem na expressão latina "carrum novalis", com a qual os romanos abriam os seus festejos, ou na palavra carnelevale, do dialeto milanês (de Milão, Itália), que significa "adeus à carne" - uma alusão ao início da quaresma cristã. Entrudo quer dizer "entrada na quaresma".
O Carnaval, na verdade são mesmo três dias: começa no Domingo Gordo, segue-se a segunda-feira de Carnaval, o Entrudo (a terça-feira), que é o dia principal, e a quarta-feira de cinzas, que já não conta é o início da Quaresma...
Antigamente o Carnaval era o tempo de todos os excessos: os homens vestiam-se de mulheres, as mulheres de homens e alguns até de diabretes. Ficavam todos irreconhecíveis! Hoje em dia é só mais uma festa em que aproveitamos para nos divertir.
Com os miúdos (no caso do 1.º ano) fiz o traje e a máscara, com os restantes (2.º, 3.º e 4.º ano) fiz as máscaras. No final todos se divertiram e ficaram contentes com o trabalho :)

2 comentários:

beeh@ppy disse...

Olá, outra vez!

Que giros que todos estão.Tanta máscara!=)
E também gostei do texto. Fiquei a saber mais um pouco sobre o Carnaval.

Beijinhosssss.=)

Anónimo disse...

eu estou ai, que bom croqui.


barbara
giesta