Escala todas as montanhas, atravessa todos os rios, segue todos os arco-íris... Até que descubras o teu Sonho.

08 abril 2010

Hana Matsuri

O Hana Matsuri é o Festival das Flores e é comemorado no Japão no dia 8 de Abril. A nossa manhã foi passada assim, a dobrar flores, em homenagem a este dia.
Segundo reza a tradição, o Buda Shakyamuni nasceu no quarto mês quando no céu surgia a lua cheia de Primavera. Deslocando-se para o país de Koliya, sua terra natal, a rainha Mayadevi sentiu as pontadas do parto quando atravessava o Jardim Lumbini. Pediu para repousar, pois a viagem tinha sido árdua. Ao dobrar o corpo para se deitar viu diante de si uma flor que despontava num ramo. Imediatamente as contracções aumentaram e deu à luz um menino. Nesse instante, uma chuva de pétalas e néctar caiu e dos cantos da terra fez-se soar um brado anunciando a boa nova. Chamaram à criança Sidharta.

Assim, repetindo o acontecimento os seguidores do budismo de todo o mundo comemoram o Vesak, no Japão conhecido por Festa das Flores ou simplesmente Hana Matsuri, ocasião de grande festividade, em que num altar decorado com flores a imagem do Buda Menino é devidamente instalada. Aqueles que pretendem homenageá-lo, dirigem-se até ao altar, e numa concha recolhem chá adocicado que é derramado sobre a cabeça do Buda. Repetem este movimento três vezes, fazendo pedidos como a realização de sonhos, pedindo ainda saúde e protecção.

Esta versão popular, muitas vezes é substituída por um motivo filosófico: ao se banhar o Buda, estamos a nos banhar a nós próprios, purificando o nosso coração e avaliando a nossa conduta perante a vida.

1 comentários:

Edi disse...

Legal! Muito bonitas :)